Voto é anulado quando se vota só em presidente, votando-se em branco nos outros cargos?

Circula no WhatsApp, uma mensagem de um usuário que informa ter recebido um treinamento da Justiça Eleitoral, onde teria sido “orientado” de quando o eleitor, durante a sequência de votação, for anulando voto por voto, escolhendo somente o candidato a presidente, terá todos os seus votos anulados, mesmo o de presidente. Nessas situações, o voto seria considerado parcial e, por isso, anulado. No entanto, a mensagem é antiga, circula desde 2018 e é falsa. E a COAR explica o porquê.

Primeira característica de que a informação é falsa: não informa a data. Além de não esclarecer qual o nome da fonte e contar com palavras sensacionalistas: “repasse”, “cuidado” e “evite”. Outra característica da mensagem desinformativa é não informar o suposto local de treinamento. Dados inconclusivos e ausência de datas e nomes, geralmente, são sinais de textos desinformativos.

No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), existem várias matérias que reforçam que tal informação é falsa. Segundo o TSE, o eleitor pode, sim, escolher votar apenas para presidente. O voto não é invalidado se o eleitor votar em um só cargo e optar por nulo ou branco nos demais.

A COAR ressalta que o voto em branco ocorre quando o eleitor escolhe a opção da tecla específica de cor branca e confirma na urna eletrônica. Já o voto nulo ocorre quando o eleitor digita um número que não corresponde a nenhum candidato ou partido político oficialmente inscrito. Votos brancos e nulos são computados para fins estatísticos, mas não são considerados votos válidos.

Convém acrescentar que o site Boatos já havia checado o conteúdo em 2018.

A COAR ressalta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Qualquer dúvida nos contate pelo contato ou nosso email coarnews@gmail.com ou mesmo pelo Instagram (@coarnoticias).

Fonte: TSE

Matéria escrita por Marta Alencar

Um comentário em “Voto é anulado quando se vota só em presidente, votando-se em branco nos outros cargos?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s