Polícia Militar não divulgou orientações sobre segurança em “tempos de guerra”

Uma corrente, antiga, com dicas de segurança voltou a circular em grupos de WhatsApp. O texto contém 25 dicas para se proteger “em tempos de guerra”. Entre as orientações que chama mais a atenção é esta: “14 – Quem tiver condições de comprar um carro blindado, compre!”.

No topo da mensagem é destacado que as orientações são da Polícia Militar, mas sem o estado de origem. Trata-se de um boato, checado, inclusive, pelo portal EXTRA, do Rio de Janeiro, em março de 2018, e pelo portal Bahia 190 em novembro do ano passado. Ou seja, as polícias militares do Rio de Janeiro e da Bahia negaram que tenham dissipado os “conselhos”, assim como a PM piauiense em reposta à reportagem da Coar.

Trecho da corrente chegou a ser compartilhado, em 2018, por um perfil, no Twitter, referente à Unidade da Polícia Militar responsável pela segurança da região sudoeste da cidade Goiânia, 15ª CIPM. Não houve nem curtida nem compartilhamento.

“ESTAMOS  ATRAVESSANDO  TEMPOS RUINS, ESTEJA CIENTE DISSO E SE CUIDE! Alerta da policia Militar Eu acredito que, no atual  momento, serve para todos, de qualquer localidade brasileira”, destaca o perfil, que acrescenta um link do Facebook logo abaixo da mensagem. Ao clicarmos no endereço, aparece um aviso dizendo “página não encontrada”.

No YouTube a corrente também repercutiu; a página “EU AMO MINHA CIDADE CORDEIRO RJ”, com mais de 50 mil inscritos, foi uma das responsáveis por replicar o material. No Facebook o perfil Volney Da Silva Amaral, que se identifica como advogado, também compartilhou a corrente na íntegra e recentemente, a postagem aconteceu nesta segunda-feira (25), o que comprova mais uma vez que o boato continua circulando na internet.

A COAR ressalta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Qualquer dúvida nos contate pelo contato ou nosso e-mail coarnews@gmail.com ou mesmo pelo Instagram (@coarnoticias).

Matéria escrita por Wanderson Câmelo

Um comentário em “Polícia Militar não divulgou orientações sobre segurança em “tempos de guerra”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s