Polícia Militar não divulgou orientações sobre segurança em “tempos de guerra”

Uma corrente, antiga, com dicas de segurança voltou a circular em grupos de WhatsApp. O texto contém 25 dicas para se proteger “em tempos de guerra”. Entre as orientações que chama mais a atenção é esta: “14 – Quem tiver condições de comprar um carro blindado, compre!”.

No topo da mensagem é destacado que as orientações são da Polícia Militar, mas sem o estado de origem. Trata-se de um boato, checado, inclusive, pelo portal EXTRA, do Rio de Janeiro, em março de 2018, e pelo portal Bahia 190 em novembro do ano passado. Ou seja, as polícias militares do Rio de Janeiro e da Bahia negaram que tenham dissipado os “conselhos”, assim como a PM piauiense em reposta à reportagem da Coar.

Trecho da corrente chegou a ser compartilhado, em 2018, por um perfil, no Twitter, referente à Unidade da Polícia Militar responsável pela segurança da região sudoeste da cidade Goiânia, 15ª CIPM. Não houve nem curtida nem compartilhamento.

“ESTAMOS  ATRAVESSANDO  TEMPOS RUINS, ESTEJA CIENTE DISSO E SE CUIDE! Alerta da policia Militar Eu acredito que, no atual  momento, serve para todos, de qualquer localidade brasileira”, destaca o perfil, que acrescenta um link do Facebook logo abaixo da mensagem. Ao clicarmos no endereço, aparece um aviso dizendo “página não encontrada”.

No YouTube a corrente também repercutiu; a página “EU AMO MINHA CIDADE CORDEIRO RJ”, com mais de 50 mil inscritos, foi uma das responsáveis por replicar o material. No Facebook o perfil Volney Da Silva Amaral, que se identifica como advogado, também compartilhou a corrente na íntegra e recentemente, a postagem aconteceu nesta segunda-feira (25), o que comprova mais uma vez que o boato continua circulando na internet.

A COAR ressalta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Qualquer dúvida nos contate pelo contato ou nosso e-mail coarnews@gmail.com ou mesmo pelo Instagram (@coarnoticias).

Matéria escrita por Wanderson Câmelo

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s