FORA DE CONTEXTO: áudio de jornalista criticando ex-governador Wellington Dias

Por Wanderson Câmelo

Conteúdo destaca que foi vazado um áudio do jornalista piauiense Pedro Alcântara criticando o governo do Piauí. E o agora ex-governador Wellington Dias (PT).

Onde foi publicado: WhatsApp

Conclusão: fora de contexto

Conteúdos com ataques de cunho político costumam circular de maneira mais assídua, em redes sociais, nas proximidades de pleitos eleitorais. Muitos desses, claro, são verdadeiros, porém, condizem a outro período, mesmo assim são usados, normalmente com o objetivo principal de promover ataques a determinados grupos ou personalidades políticas. É o caso do conteúdo analisado nesta matéria pela COAR.

O material checado saiu de um grupo de WhatsApp voltado ao debate de assuntos do mundo político. Aliás, o número responsável pela publicação costuma dissipar por lá conteúdos com críticas à base governista.

A postagem analisada pela nossa reportagem é uma gravação de áudio. Nela o jornalista piauiense Pedro Alcântara, da TV Antena 10, ataca com veemência o governo do Estado e Wellington Dias.

“Nunca houve roubo no estado do Piauí igual a esse. Daqui a pouco você vai ver o tanto de roubo. Cada secretaria tem dono pra roubar. Doze anos ainda acha pouco continuar roubando?! Mas nós não vamos assinar embaixo, não vamos dar esse passaporte. Peço a vocês que conversem com seus vizinhos, com seus irmãos, converse com sua família, conscientize as pessoas que estamos diante de um quadro que se não houver mudança, lá no final de 2022 ele vai colocar a Regina irá perpetuar a roubalheira da gangue, da quadrilha, só depende de nós”, diz o comunicador no áudio.

A gravação, no entanto, foi feita em 2018. Logo após a repercussão negativa do caso, naquele mesmo ano, Pedro, em entrevista a meios de comunicação local, assumiu a autoria das declarações, pediu desculpas, mas ressaltou que o material foi editado com o objetivo de descontextualizar o teor de suas falas. Segundo ele, as críticas foram feitas em uma reunião política na zona sul de Teresina. A época era de campanha eleitoral. Wellington, diga-se de passagem, foi reeleito mais uma vez governador do Piauí em 2018.

O alcance da publicação: À época, o áudio circulou em massa em vários grupos de WhatsApp e em páginas do YouTube, entre as quais o do site Política Dinâmica e em outra, com o nome Gleison Fernandes. Nessas duas a repercussão do assunto chegou a quase 3 mil visualizações.

Um comentário em “FORA DE CONTEXTO: áudio de jornalista criticando ex-governador Wellington Dias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s