Região Amazônica e desinformação climática são temas de abertura do I Colóquio Nacional sobre o Clima

O I Colóquio Nacional sobre o Clima: diálogos para pesquisas acadêmicas e cobertura jornalística ocorre nos dias 24 a 26 de agosto de 2022. O evento é uma realização da COAR, que é ofertado on-line e gratuitamente. No primeiro dia de evento, serão abordados os seguintes temas: “Por uma Amazônia livre e sustentável” e “Desinformação climática: do negacionismo a teorias conspiratórias”.

A Amazônia é considerada a maior floresta tropical do mundo em biodiversidade e o maior bioma brasileiro. Nos últimos anos vem sofrendo com fortes queimadas, desmatamento, garimpo ilegal, entre outros fatores que põem em risco a sua preservação. No Brasil, essas práticas se intensificaram sobremaneira com o governo Bolsonaro. Não o bastante, há ainda narrativas desinformativas que tentam ofuscar o tamanho da gravidade do problema. Por isso, buscamos discutir os assuntos com especialistas para trazer luz ao debate.

A inscrição no evento pode ser feita acessando o formulário de inscrição. ACESSE AQUI!

Confira a programação das mesas que ocorrerão no dia 24 de agosto e os respectivos palestrantes:

  • Dia 24 de agosto

Manhã – 9h às 11h30

Mesa: Por uma Amazônia livre e sustentável

Palestrantes:

Stefano Wrobleski – InfoAmazonia

Jornalista de dados e diretor no InfoAmazonia, onde também atua como coordenador e editor de plataformas. Auxilia na produção de mapas e visualizações interativas e coordena o desenvolvimento de projetos de geojornalismo na Earth Journalism Network, da Internews. Já participou da cobertura de temas sociais e trabalhistas na Repórter Brasil, foi trainee do Estadão e bolsista do International Center for Journalists no programa de empreendedorismo no jornalismo digital. Em 2015, realizou o Master em Jornalismo Digital do ISE Business School.

Victor Salviati – Fundação Amazônia Sustentável (FAS)

Biólogo com especializações em gestão ambiental e desenvolvimento sustentável. Possui experiência em mecanismos financeiros para a conservação, política de clima, projetos de carbono florestal e desenvolvimento socioeconômico de comunidades ribeirinhas da Amazônia. Atualmente está como superintendente de Inovação e Desenvolvimento Institucional da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e lidera as áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação, comunicação institucional e desenvolvimento de parcerias e captação.

Tarde – 14h às 16h30

Mesa: Desinformação climática: do negacionismo a teorias conspiratórias

Palestrantes:

Claudio Angelo – Fakebook.eco

Jornalista, tem 20 anos de experiência na cobertura das negociações internacionais de clima e da ciência climática. É coordenador de Comunicação do Observatório do Clima e autor de A espiral da morte – como a humanidade alterou a máquina do clima (Companhia das Letras, 2016). É vencedor do Prêmio Esso de Jornalismo (informação científica e tecnológica, 2009) e do Prêmio Jabuti (ciências da natureza, meio ambiente e matemática, 2017). E atua como colaborador-sênior do Fakebook.eco.

Thais Lazzeri – FALA

Jornalista premiada e diretora da FALA, produtora de conteúdo e de filmes que trabalha em ecossistemas de impacto. Cria e desenvolve narrativas multimídia estratégicas e campanhas de impacto. Liderou projetos importantes em sua carreira. Também é documentarista e roteirista.

Em 15 anos, ganhou 14 prêmios de jornalismo. Em 2022, foi agraciada com o Stop Slavery Award, prêmio internacional concedido pela Thomson Reuters Foundation. Foi editora na agência de jornalismo investigativo da Repórter Brasil e na Folha de S.Paulo, repórter na revista semanal ÉPOCA (Editora Globo) e editora-assistente na revista mensal CRESCER, publicada pelo mesmo grupo.

Bryan Crystian – Amazoom

Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Roraima (2019), com período sanduíche na Universidad del Magdalena-Colômbia (2019), Mestre em Comunicação pela UFRR e Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCC) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Tem experiência nas áreas de Comunicação, Etnicidade e Cultura Regional. Suas pesquisas enfatizam a Comunicação, Territorialidades, Processos de Etnicidade e os Saberes Regionais Amazônicos. Atua principalmente nos seguintes temas: Estudos de Mídia, Território e Processos Comunicacionais; Teorias e Epistemologia da Comunicação; Teorias da Cultura e Saberes Amazônicos; Mídia, Política, Movimentos Sociais e Comunicação Étnica. Integra o grupo de pesquisadores do AMAZOOM – Observatório Cultural da Amazônia e do Caribe.

Para maiores informações, entre em contato pelo e-mail: coarnews@gmail.com.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s