Contexto errado em post engana ao citar dado sobre educação durante governo petista

Por Marta Alencar

Onde o conteúdo foi publicado? Página no Facebook, Lula Molusco

Um post viral em uma página da extrema direita no Facebook, intitulada Lula Molusco, faz a seguinte afirmação: “Mais de 50% dos alunos de 14 a 17 anos não sabem português e matemática”. No conteúdo consta ainda uma imagem de um dos mais importantes pedagogos brasileiros, Paulo Freire. O conteúdo circula desde 2018.

O primeiro ponto da checagem é referente à imagem. É perceptível que há uma colagem com a imagem do Paulo Freire e a matéria jornalística printada, que é do Estadão. A matéria, intitulada “Mais da metade dos alunos de 14 a 17 anos tem nota insuficiente em Português e Matemática”, foi publicada no dia 30 de agosto de 2018 no site do Estadão e escrita por Renata Cafardo e Victor Vieira.

O segundo ponto da checagem é referente a data da publicação da matéria. O post se refere a uma matéria jornalística verdadeira, mas com um contexto errado. Ou seja, a matéria é de 2018 e na época quem era presidente do país era Michel Temer (MDB). Convém informar que o emedebista foi o 37.º presidente do país, de 31 de agosto de 2016 a 1 de janeiro de 2019, empossado após o impeachment da então titular, Dilma Rousseff (PT).

O terceiro ponto é sobre os dados. A matéria citada no post resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o mais importante exame brasileiro, que mede desempenho dos alunos. A prova é feita pelo Ministério da Educação (MEC) para todos os estudantes do 5º ano e 9º ano do ensino fundamental e do 3º do médio desde 1995 nas escolas públicas. Os resultados do exame no post são de 2017 e divulgados em 2018. Mais de 5,4 milhões de alunos participaram do Saeb no período citado. O desempenho de Português e Matemática é usado para compor o Índice de Desempenho da Educação Básica (Ideb), que inclui ainda dados de aprovação e reprovação.

Alcance da publicação: Até o momento do fechamento desta checagem, a publicação teve 68 compartilhamentos na página. Mas milhares de perfis no Twitter e Facebook divulgaram o conteúdo desde 2018.

Convém acrescentar que dados da última avaliação nacional realizada antes da pandemia mostram que 95% dos estudantes terminam a escola pública no Brasil sem o conhecimento esperado de Matemática. O resultado do Saeb é ainda mais grave porque muitos desses alunos passaram, em seguida, por um ano de escolas fechadas e ensino remoto insuficiente. Só 5% deles conseguiam, por exemplo, no 3.º ano do ensino médio, resolver problemas usando probabilidade ou com o Teorema de Pitágoras. As informações são da Revista Exame.

A COAR ressalta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Qualquer dúvida nos contate pelo WhatsAppTelegram ou pelo nosso e-mail coarnews@gmail.com ou mesmo pelo Instagram (@coarnoticias).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s