Artigo “Mercantilização da checagem nas agências Chequeado e Lupa na América Latina” é publicado na Revista Comunicação & Inovação

Por COAR

A fundadora da COAR, Marta Alencar, teve mais um artigo científico publicado. O artigo intitulado “Mercantilização da checagem nas agências Chequeado e Lupa na América Latina” foi publicado no dia 19 de dezembro de 2022 na Revista Comunicação & Inovação, que tem Qualis B1. O estudo aborda as estratégias e os negócios das duas principais agências de fact-checking na América Latina: Lupa (Brasil) e Chequeado (Argentina). Partindo de um estudo comparativo das agências, o trabalho consiste em verificar a mercantilização da checagem para empresas de jornalismo e outras organizações. Com base nos resultados, o artigo revela que o fact-checking na América Latina é um modelo de negócio adotado pelas iniciativas, que promove o empreendedorismo jornalístico e atua ao mesmo tempo, no combate à desinformação e na defesa pela democracia.

O artigo é assinado também por Maria Clara Aquino, que é docente e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Coordenadora do Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento (LIC) e pesquisadora do CNPq Nível 2.

Confira o artigo completo AQUI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s