Por Marta Alencar
Ao invés da bola, peteca. E no lugar do cansaço e do suor, a água e a coragem. O Badminton é um dos esportes mais praticados e reconhecidos em competições mundiais. No Piauí, a modalidade vem conquistando medalhas e formando uma geração de atletas. A COAR apresenta a série de reportagens: Água para campeões: preservação, esporte e educação em parceria com a Rádio Teresina FM.
Os grandes atletas piauienses, que integram a Seleção Brasileira de Badminton: Fabrício Ruan Rocha, Jaqueline Maria Lopes Lima, Francielton Renan Rocha, Juliana Viana Vieira, Sâmia Raquel Passos Lima e Sânia Valeria. No mês de dezembro de 2022, a Seleção Brasileira de Badminton se consagrou vice-campeã na Sub-19, e na individual Sub-19 durante a 18ª edição Sul-Americano de Badminton no Peru, com o total de 11 medalhas, 2 de prata e 9 de bronze. E não parou por aí, na individual Sub-17, o Brasil ganhou 10 medalhas, sendo 2 de ouro, 2 de prata e 6 de bronze. Com piauienses na equipe, a seleção brasileira vem dominando pódios internacionais.
No Piauí, existem projetos sociais que incentivam a formação de atletas do Badminton, principalmente em comunidades carentes. Um deles é o “Desenvolver pessoas através do esporte”, que é patrocinado pela Águas de Teresina e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Juventude e o Instituto Jovem Promessa. Desde 2021, o projeto atende 80 assistidos, entre crianças e adolescentes de 7 a 16 anos, em situação de risco.
O ex-atleta e professor Fernando Vieira, que coordena o projeto “Desenvolver pessoas através do esporte” diz que no começo o Badminton parece até uma brincadeira para seus alunos, mas depois eles percebem que é mais do que isso. E que se torna o maior sonho deles, que é de um dia fazerem parte da Seleção Brasileira de Badminton.
Os benefícios do Badminton são inúmeros para as crianças e jovens, como melhor condicionamento físico, raciocínio lógico e fortalecimento do sistema cardiovascular. Outro ponto importante da prática esportiva é a disputas com duplas ou equipes mistas, tendo as mulheres competindo com os homens em tom de igualdade.
Uma delas é Kaylane Mendes, de 17 anos, que relata os desafios das mulheres no mundo dos esportes. Mas para ela, o Badminton é muito diferente das outras modalidades, pois oferece mais igualdade e respeito entre homens e mulheres. A jovem conta que o sonho agora é um dia alcançar a vaga na Seleção Brasileira de Badminton assim como tantas outras atletas piauienses que conquistaram esse destino.
Outro jovem que faz parte do projeto é o Marco Túlio de Sousa Silva, de 15 anos, que descreve a paixão pelo Badminton e o quanto a modalidade por meio do projeto tem colaborado para o seu bom desempenho na escola.
Água: aliada do esporte e da vida
A Águas de Teresina é a empresa responsável pelos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto da capital do Piauí desde o dia 7 de julho de 2017. A concessionária tem o objetivo de tornar Teresina referência em saneamento no Nordeste. Outro compromisso da empresa é apoiar famílias em vulnerabilidade socioeconômica e incentivar a preservação do meio ambiente. A empresa apoia mais de 15 projetos na capital que demonstram o seu valor social. Para o presidente da Águas de Teresina Jacy Prado, os projetos sociais como o “Desenvolver pessoas através do esporte” fazem parte do DNA da empresa.
Jacy Prado ressalta que por meio do projeto Desenvolver pessoas através do esporte, crianças e jovens de comunidades carentes são incentivados a trilharem o caminho do bem, adquirir disciplina e valorizar os estudos.
Jacy Prado também informa que os alunos realizam encontros duas vezes por semana na União dos Servidores Municipais de Teresina (Clube do Gari) e também na Praça Ceu Norte (Centro de Artes Unificados). As aulas são ministradas pelos professores Fernando Vieira e Monaliza Feitosa, com carga horária de 1h30.
A aluna do projeto Kaylane Mendes conta que tem aprendido com o Badminton, que o respeito ao meio ambiente é o caminho para a sustentabilidade. Pois o cuidado com a natureza é uma atitude que transcende qualquer idade, classe social ou nível de escolaridade. Para a jovem, cuidar do meio ambiente, principalmente da água, começa em casa, ajudando a sua mãe no dia a dia e se estende na escola e nos jogos.
A água é a maior aliada do esporte. Para os atletas de qualquer modalidade, a água é um nutriente essencial, pois eles tendem a perder mais líquido pelo suor durante os exercícios. Em especial no Piauí, onde é comum ver dias ensolarados e com temperaturas perto dos 40 graus. Pois, a transpiração do corpo pode eliminar mais líquido do que o corpo é capaz de produzir, dependendo da intensidade da atividade física. E, para que o corpo não fique desidratado, é necessário fazer ingestão de água antes, durante e após as atividades.
O professor Fernando Vieira enumera alguns dos benefícios da água para seus alunos. Além de citar a importância do projeto em estimular os jovens a cuidarem do meio ambiente e preservarem a água. Fernando também cita as palestras e cursos que o projeto promove sobre preservação do meio ambiente e consumo sustentável da água que os alunos participam e aprendem.
O Geógrafo e Educador Ambiental, Jairo Galvão argumenta que alinhar esporte com preservação é fundamental para o meio ambiente, especialmente na conservação da água para todos. O educador ambiental também informa que há mais de 20 anos, a responsabilidade social é empregada em milhares de empresas no Brasil. Galvão cita que um estudo recente da Universidade de Manchester, na Inglaterra, mostra que, no Brasil, o ambiente regulatório e o engajamento da sociedade civil promoveram um avanço das empresas no sentido de adotar a responsabilidade social de forma estratégica e influenciar mudanças em seus modelos de negócio. No Piauí, centenas de empresas também adotam a prática. Galvão ressalta que são várias as vantagens para uma empresa investir em responsabilidade social e ambiental.