Por Equipe COAR
Desde o início da pandemia de Covid-19, houve diversos rumores sobre a implantação de chip no cérebro até a falsa possibilidade de virar jacaré ou contrair câncer ou HIV. Diante desse volume de rumores que circulam em comunidades locais no Brasil, projetos surgiram no combate ao vírus da desinformação. Na região Norte do país, o Enraizado na Confiança da Internews vem implementando várias ações com seus parceiros, uma delas é o Diagnóstico do Ecossistema de Informação (DEI), que investiga diferentes fontes de informação e meios de comunicação local e como as comunidades recebem, consomem, demandam e compartilham informações sobre a pandemia da COVID-19.
Essas ações foram implementadas em parceria com as comunidades indígenas e quilombolas dos estados do Amapá, Pará e Roraima são implementadas por entidades parceiras que já possuem um histórico de atuação junto a essas comunidades, como o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IIEB) e o Instituto de Pesquisa e Formação Indígena – Iepé.
Atualmente, estão em desenvolvimento os DEIs de comunidades indígenas de Roraima, de comunidades quilombolas de Barcarena, no Pará, e em Macapá e Santana, no Amapá. Além disso, um mini DEI sobre a população LGBTQIA+ indígena e quilombola nesses estados também está sendo elaborado.
O projeto Enraizado na Confiança 2.0 Brasil da Internews busca fortalecer os ecossistemas de informação, através de ações que
promovam o engajamento, escuta comunitária e mapeamento de rumores sobre COVID-19 e vacinação. No Brasil, o projeto tem atuado junto às comunidades indígenas e quilombolas dos estados do Amapá, Roraima e Pará, na região Norte desde o começo de fevereiro de 2022. Confira a entrevista completa com a gerente do projeto Isadora Starling e a pesquisadora responsável pelos Diagnósticos dos Ecossistemas de Informações (DEIs), Valentina Calado.
A equipe é formada por: Gerente Regional: Heber Rocha, gerente de Projeto; Yasmin Calandrini, oficial de Projeto;
Yasmin Calandrini; João Guilherme Bastos, analista de Dados; Bryan Araújo, Mentor de Mídia; Fernanda Nunes, oficial de Gestão da
Informação; Valentina Calado e Paloma Monteiro (pesquisadoras); Julhy Van Den Berg, criadora de conteúdo e Samilly Valadares, oficial de Engajamento da Comunidade e Accountability.
Confira a entrevista completa sobre o projeto com a gerente Isadora Starling e a pesquisadora responsável pelos Diagnósticos dos Ecossistemas de Informações (DEIs), Valentina Calado. . AQUI!