FUNDO PREVIDENCIÁRIO: Caixa Econômica está informando saque de R$ 760 através de SMS?

Leitores da COAR enviaram uma nova mensagem que informa um saque liberado no valor de R$ 760 do Fundo Previdenciário. A mensagem conta com a logo do Ministério da Previdência e Assistência Social do Governo Federal e ainda solicita que o usuário que ao recebê-la, clique no botão compartilhar para grupos de WhatsApp e amigos, pois somente assim poderá receber a quantia informada. A COAR alerta que a mensagem é falsa e enganosa, pois não existe saque do fundo previdenciário liberado. Em 2020, a COAR chegou a checar vários conteúdos que notificavam usuários, saques nos valores de R$ 600 a R$ 1.200. Cadastros ou informações que tratam a respeito da liberação de saque previdenciário são falsos e enganosos.

Vale acrescentar que em reportagem do site G1 publicada em 27 de março de 2020, outra mensagem falsa e semelhante dizia que o governo havia liberado o saque do fundo previdenciário com valores que variavam de R$ 450 a R$ 1.023”.

A COAR alerta que não há recursos previdenciários a serem sacados pelo contribuinte. Além disso, a COAR ressalta que tanto a Caixa Econômica como o Ministério da Previdência e Assistência Social solicita de forma alguma que usuários compartilhem tais conteúdos para somente assim terem acessos a qualquer benefício do Governo Federal. Não procede de forma alguma tal prática. Por isso muito cuidado ao clicar, acessar ou compartilhar tais conteúdos, pois são formulados por golpistas.

A COAR ressalta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Qualquer dúvida nos contate pelo nosso WhatsApp (86) 99517-9773 ou pelo Instagram (@coarnoticias).

Escrito por: Marta Alencar

Referências da COAR:

Site da Previdência Social

G1

COAMOS: Governo anuncia liberação de fundo previdenciário nos valores de R$ 600 a R$ 1.200?

Leitores da COAR enviaram uma mensagem, que informa que o governo “acaba de anunciar que, para conter a crise financeira no país, está liberado o saque do fundo previdenciário”. A mensagem ainda notifica que os “valores variam de R$ 600 a R$ 1.200”. A informação além de falsa, é enganosa.

Em reportagem do site G1 publicada em 27 de março deste ano, outra mensagem falsa e semelhante dizia que o governo havia liberado o saque do fundo previdenciário com valores que variavam de R$ 450 a R$ 1.023”.

A informação é falsa e contém um link falso. O leitor da COAR já desconfiava da falsidade do conteúdo

A COAR alerta que não há recursos previdenciários a serem sacados pelo contribuinte. Além disso, o link exibido nessa mensagem falsa é diferente das outras compartilhadas por golpistas. Mesmo assim a COAR alerta que o link não é de nenhuma página oficial do governo federal. A COAR ainda informa que vários sites de notícias e de fact-checking já havia desmentido a informação no começo deste ano.

A COAR ressalta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Qualquer dúvida nos contate pelo nosso WhatsApp (86) 99517-9773 ou pelo Instagram (@coarnoticias).

Escrito por: Marta Alencar

Referências da COAR:

G1